25/11/2010

Polícia Militar ganha reforço de mais 200 soldados e 40 oficiais

Na noite da última terça-feira (23), a Secretaria Estadual de Administração (SEAD), lançou edital de convocação para chamada de mais 200 aprovados no último concurso público para o quadro de soldados da Polícia Militar. Na mesma ocasião, o Estado assinou a chamada para mais 40 inscritos no concurso para oficiais da PM.
O Teste de Aptidão Física (TAF) está marcada para acontecer no período de 29 a 3 de dezembro, no Comando Geral da Policia Militar.
Com isso, o quadro efetivo da PM se fortalecerá para 2011. Para o mês de dezembro, o comando formará 150 novos soldados oriundo do último concurso, no qual estarão aptos para o policiamento ostensivo na Capital e interior do Estado.
Segundo informações, a chamada já estava prevista pelo atual governo, no propósito de frear o avanço da criminalidade no Estado. Para a PM, que mantém um efetivo bem abaixo da média se comparado ao número de habitantes, considera a decisão justa.
O comando geral anunciou que cumprirá com a determinação da SEAD, liberando corpo médico e estrutura para a execução do TAF.
Na Praça Beira - rio, um grupo de aprovados esperava há pelo menos cinco meses pela convocação. Diariamente, os inscritos passam por uma carga de treinos semelhantes aos testes que serão executados pela organização do TAF. “Estávamos confiantes com essa chamada, nunca paramos de treinar e sabíamos que um dia sairia a nossa convocação. Agora é manter a cabeça no lugar, porque para muitos, entrar na PM é um sonho de todos aqui”, disse o estudante Júnior.
Para muitos, a decisão deve surpreender muitos aprovados que não se prepararam para a carga de provas físicas e de exames médicos. Vale ressaltar que os testes são eliminatórios.
Com o término das provas, tudo dependerá do próximo governador homologar a data para o inicio do Curso de Formação de Soldados, que tem duração de seis meses.

Números
Diante do crescimento populacional cada vez mais evidente, o contingente da Policia Militar desaparece frente a essa realidade. Em todo o Estado existem 7.932 militares, porém, apenas 3.138 estão na ativa. No município de Santana, segundo maior do Estado, que tem aproximadamente 120 mil habitantes, conta com o reforço de apenas 284 militares lotados no 2º Batalhão.
O Batalhão Ambiental que está localizado no município conta com um efetivo na faixa de 150 militares, no qual é responsável pelas fiscalizações em todo o Estado.
Dos 16 municípios do Estado, apenas Santana, Porto Grande, Laranjal do Jari e Oiapoque possuem batalhões. O caso mais intrigante é de Oiapoque. Apenas 36 militares realizam a segurança do município que é considerado um dos mais críticos do Estado.
Apenas o 7º Batalhão da PM, localizado em Porto Grande, fica encarregado de oferecer suporte aos 12 municípios carentes de segurança.

Denúncias
Algumas informações reforçam que o quadro da PM é reduzido devido ao grande número de militares que ficam a disposição de outros órgãos públicos.
Em media, cerca de 150 militares estão fora de suas atividades legais. Muitos trabalham de atendentes, secretários, motoristas e seguranças. “Já vi policiais trabalhando até mesmo como telefonista, esse trabalho deveria ser executado pelos próprios funcionários ou pelos vigilantes”, disse um militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário