23/11/2010

Movimento é realizado anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça para promover a conciliação e desafogar tribunais dos estados

A Semana Nacional da Conciliação, movimento coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Amapá acontecerá de 29 de novembro à 3 de dezembro e envolverá todas as comarcas, varas e juizado.
"O objetivo é chamar a atenção da comunidade para a conciliação e ajudar os tribunais a diminuir as pendências no fim do ano. Na campanha deste ano a CNJ está focando na importância das partes para o judiciário", informou a juíza Stella Ramos, coordenadora da Semana de Conciliação no estado.
De acordo com a juíza, independente da Semana Nacional de Conciliação, as Varas já estão instituindo a cultura da conciliação, realizando periodicamente mutirões de conciliação que coloca o trabalho em dia.
"Os grandes mutirões já não são tão necessários porque estamos implantando a cultura de que a conciliação é o meio mais rápido para eliminar conflitos. A expectativa é que só em Macapá trabalhemos mais de 2 mil processos durante a semana, e a maior demanda é da vara da família, já que há um leque grande de casos que podem ser resolvidos com a conciliação", afirmou Stella Ramos.
As audiências de conciliação de Macapá se concentrarão no hall de entrada do Fórum Leal de Mira. Outras atividades serão oferecidas para recepcionar as pessoas, criando um ambiente agradável. "É importante ressaltar para quem não foi intimado, que a pauta ainda está aberta para quem quiser que seu processo passe pela conciliação", explicou a coordenadora da semana.
Independente da Semana de Conciliação, há a Vara de Conciliação e Mediação que atua exatamente nesta área, e contabiliza bons números de 70% dos processos resolvidos em primeira audiência.
Conciliação - meio alternativo de resolução de conflitos em que as partes confiam em uma terceira pessoa (o conciliador) a função de aproximá-las e orientá-las na construção de um acordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário